Maestros

Maestro da Orquestra Sinfônica do Festival

 

LINUS LERNER (BRA/EUA) – veja curriculum acima “direção artística”

Maestrina da Banda Sinfônica

MÔNICA GIARDINI (BRA) – Doutora e mestre pela USP, com formação em piano, e bacharel em violão e Pedagogia Plena. Participou como regente de diversas conferências e congressos de Bandas Sinfônicas no Brasil, África do Sul e Argentina, e como regente adjunta da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.  É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (BSJESP), da Banda Sinfônica Paulista e da Orquestra. Filarmônica Sinos Azuis, atua como clinician (professora e conferencista) do Sopro Novo Bandas, da Yamaha do Brasil, tendo escrito e publicado o Caderno de Regência da coleção deste projeto.

Maestrina do Coro do Festival.

ISABELA SEKEFF (BRA) é Doutoranda em música na UNICAMP, Mestre em Regência Coral pela Universidade de Missouri, Estados Unidos, Especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro e Licenciada em Educação Musical pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora Substituta da Universidade de Brasília na cadeira de Regência e Estruturação Musical desde 2021. Trabalhou no Centro de Ensino Profissional Escola de Música de Brasília por trinta anos na área de Grandes Grupos – Regência Coral e Orquestra – onde também atuou como Coordenadora e Supervisora Pedagógica. Idealizou e fundou o Curso de Formação Inicial e Continuada de Regência Coral na mesma instituição.  E foi maestrina titular do Madrigal de Brasília de 2018 a 2021, coro profissional formado por professores e alunos da Escola de Música de Brasília. É maestrina do Coral Cantus Firmus, grupo que fundou em 1992 e que figura entre os melhores grupos do Brasil. Com esse grupo já se apresentou em mais de 15 países, e ganhou vários concursos, sendo o mais significativo o X World Choir Games – África do Sul onde foi premiada com duas medalhas de ouro nas categorias coro misto e folclórico.  Sekeff também dá cursos com regularidade em vários estados do Brasil área de Regência Coral, entre eles Painéis da FUNARTE (2022), CIVEBRA (2021), ENCOROS (2019).

Maestro da Big Band

WILLAMES COSTA (BRA) – Músico arranjador, 1° contrabaixista da orquestra sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, e pianista da Banda Sinfônica da Cidade do Natal, na qual esteve como maestro titular por 4 anos. Bacharel em contrabaixo pela UFRN. Foi professor substituto de contrabaixo acústico na UFRN. Foi contrabaixista da camerata Mundi-UFRN, e músico da Orquestra Filarmônica Evangélica Gênesis. Atuou como arranjador residente da Orquestra Sinfônica de Gramado. Participou como assistente do maestro Linus Lerner no Festival Internacional “Gramado in Concert” onde também atuou como maestro e arranjador da Big band do mesmo festival por dois anos seguidos. Atuou como músico convidado da Orquestra Sinfônica do Sul do Arizona – SASO no festival internacional de ópera de San Luís Potosí – México, por 4 anos consecutivos, e como assistente de maestro Linus Lerner no mesmo festival. Arranjador, diretor musical e maestro convidado do DVD comemorativo aos 20 da orquestra AD Londrina-PR. Em 2021 foi convidado para compor a trilha sonora do espetáculo NATIVITATEN em Gramado -RS.  Em 2022 estreou a sua Sinfonia n°1 – Trampolim da Vitória, em comemoração dos 80 anos da Base aérea de Natal, sob a regência do maestro Linus Lerner.

Maestros Assistentes – Apoio Artístico

Maestro ALEXANDRE MURATORI GONÇALVES (BRA) é elogiado por sua expressividade e carisma contagiantes, transportando o público em suas interpretações e inspirando alunos e artistas. Da pianista Eudóxia de Barros recebeu a crítica: “trata-se de um pianista e maestro de singular sensibilidade e expressividade”. Tem conduzido orquestras e corais no Brasil, Chile, e Portugal, e como maestro assistente em festivais no México e Brasil.  Atualmente, Alexandre Muratori é maestro titular do Coro da Graduação em Música da Universidade Federal de Goiás – UFG e dos Cursos de Verão – Rancagua/Chile. Atua desde 2016 como maestro assistente no Festival Internacional de Música “Gramado in Concert” (Brasil); e no Festival de Ópera de San Luís Potosí̀ e Competição Internacional de Canto Linus Lerner (México).  Além de sua atuação como maestro e pianista camerista, desenvolve ampla carreira de compositor de trilhas sonoras para cinema, tendo sido premiado em festivais de cinema de Roma, Nova Iorque e Hollywood.

GUILHERME RODRIGUES (BRA/EUA) é um jovem maestro nascido em Porto Alegre/RS com extensa experiência na área da Regência. Em seu mestrado na Illinois State University (EUA), o maestro recebeu uma série de honrarias acadêmicas como o prêmio Pi Kappa Lambda, destinado aos alunos com o mais alto desempenho artístico, a Wonsook Kim Grant para jovens músicos e a Illinois University Teaching Grant para a escrita de um livro infantil sobre a vida da grande compositora norte-americana Florence Price. Guilherme já foi assistente da Illinois State University Symphony Orchestra, e foi o idealizador e regente de uma turnê em galerias de arte importantes da região central de Illinois/EUA interpretando a obra “A Historia do Soldado” de Igor Stravinsky, recebendo críticas entusiasmadas de importantes jornalistas musicais. O jovem maestro fez sua graduação na UFRGS, em Regência Coral, e é mestre em Regência Orquestral pela Illinois State University.