O II FeMusik – Festival Internacional de Música de NH, acontecerá de 20 a 28 de julho de 2024, com realização da Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo em parceria com o Instituto Arlindo Ruggeri e apoio da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo.

Além de classes, práticas de conjunto, e 9 (nove) dias de intensa programação artística, o II FeMusiK realizará o II Concurso Jovens Solistas e o II concurso de Composição para Orquestra de Sopros, oferecendo também oportunidades de formação de variados grupos de música câmara.

4
6
5

PALAVRAS DA PREFEITA

Fátima Daudt – Prefeita de NH

A primeira edição do FeMusik ainda ecoa em Novo Hamburgo. O evento de estreia, em 2023, inseriu nossa cidade no mapa musical do Brasil. Foi mais do que um festival, foi um encontro de talentos, uma sinfonia de vozes e acordes que transcendeu fronteiras geográficas e barreiras culturais. Jovens promessas se misturaram com músicos experientes de várias regiões e países, criando uma sinergia única, envolvendo a comunidade e levando multidões aos espaços culturais. Durante nove dias, nossa cidade respirou música, apreciou a mais pura arte e celebrou a vida. No ritmo do FeMusik, encontramos uma pausa no cotidiano para refletir sobre o que realmente importa, para apreciar o poder transformador da música e para valorizar aqueles que dedicam suas vidas à arte. Assim como somos a Capital Nacional do Calçado, aspiramos estar cada vez mais inseridos no mapa cultural e ser inspiração para todo o país. Vida longa ao FeMusik!

Palavras do secretário de cultura

Ralfe Cardoso – Secretário de Cultura de NH

No ano em que comemoramos os 200 anos da Imigração alemã, celebrando a multiplicidade de nossa gente e reafirmando a responsabilidade que a Cultura tem para a humanização das relações e com as transformações sociais, chegamos a segunda edição do nosso Festival. E por estar inserido dentro de uma grande política voltada para a música instrumental, pois mantemos aqui nossa Orquestra de Sopros e fortalecemos nossos Núcleos de Orquestras Jovens, consolidamos Novo Hamburgo como uma cidade que possibilita as pessoas sonhar e conduzir a vida para um outro futuro. E é para cá que queremos convidar as pessoas que desejam sonhar e estabelecer a vida a partir da música e dos afetos. Venham, será encantadora essa experiência que o FeMusiK proporcionará.

Palavras do diretor artístico

Linus Lerner - Diretor artístico

 

A Música transforma vidas e proporciona um espírito melhor para o mundo. Cada projeto musical como o FeMusik, proporciona esperança de um futuro, porque a música tem o poder de transformar a humanidade, unindo indivíduos de várias línguas e culturas, transcendendo o espaço e o tempo. Escolhi ser maestro justamente por isso, e me considero afortunado por ser o transmissor de tão magnífica herança musical deixada por tantos compositores nos seus momentos mais inspirados.        

O FeMusik que já nasceu grande desde sua primeira edição continuará com o enorme compromisso de excelência musical e de grande envolvimento na comunidade.  São vários os projetos que antecedem esse festival como o projeto “Núcleo de Orquestras” criado pela secretaria da cultura de Novo Hamburgo que incentiva crianças da escola municipal ao estudo de instrumentos e participação em orquestras.

Muitos são os estudos que comprovam o poder da música de qualidade na vida das pessoas e este festival é um início de vários projetos futuros em que o objetivo maior é investir em educação e cultura, para que no futuro possamos aplicar menos na construção e manutenção de prisões.

            Quero agradecer o trabalho de toda a equipe envolvida na elaboração deste festival, nossos maravilhosos e talentosos professores oriundos dos vários cantos do mundo e nossa impecável coordenação nas mãos de Gustavo Müller, Olinda Allessandrini, Tatiane Fernandes, Liris Neumann, Marcio Buzatto, Aurea Feijó, Renato Santos e Daniel Varella.  Um especial agradecimento ao Secretario de Cultura de Novo Hamburgo, Sr. Ralfe Cardoso e sua equipe, a prefeita de Novo Hamburgo, Sra. Fatima Daudt, e a todos nossos patrocinadores, não somente por acreditarem na cultura, mas por tornarem projetos como esse uma realidade.

Linus Lerner – Diretor Artístico